PODCAST E VIDEO (RECURSOS TECNOLÓGICOS À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZANTE E INCLUSIVA EM EPOCA DE PANDEMIA)

Lenda das ycamiabas – lendárias amazonas

Autores

  • Arthur Cezar Ferreira e Silva EPG Jean Piaget

Resumo

A Pandemia nos proporcionou momentos da mais ampla reflexão da ação, proporcionou
conflitos individuais e coletivos, proporcionou buscas em meio a um momento em que
ninguém ao certo sabia onde ia chegar.
Tivemos uma administração pública que propôs uma forma de oferecer o DIREITO À
EDUCAÇÃO para as crianças usando os MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, tivemos
Gestões que por si próprio criaram outras formas de se chegar até à comunidade, surgiram
outros meios de comunicação que foram as mídias sociais pela boa vontade dos
professores e gestões que não se negaram a usar suas escassas ferramentas tecnológicas
para dizer às famílias que embora tivessem distantes, podiam estar perto por meio da
tecnologia mais acessível que as crianças tivessem em casa.
Apesar dos conflitos e discussões do grupo na construção das AÇÕES LIMITADAS ÀS
FOLHINHAS culturalmente arraigadas na prática pedagógica, eu professor ARTHUR, tive a
necessidade e tomei a liberdade do meu papel como educador para DINAMIZAR MINHAS
ATIVIDADES COM AS CRIANÇAS fazendo com as mesmas aquilo que estas gostam que
é SEREM VALORIZADAS POR MEIO DA PRODUÇÃO DE VIDEO, bem como pelo ATO de
OUVIR HISTÓRIA. Para isso busquei as ferramentas de VIDEOS e do PODCAST, sendo
este último, uma tecnologia muito utilizada no meio digital e jornalístico proporcionando ao
ouvinte a oitiva de noticias rápidas e bem comentadas.
A Coordenação Pedagógica sempre nos estimulou a realizarmos atividades escritas para
serem postadas para as crianças e sempre nos orientou que qualquer atividade que
fizessemos para as crianças tinha que estar conectado com a proposta do SABERES NA
TV, e assim foi feito, pois a idéia de realizar o PodCast surge no momento em que O
ESTUDO POR REGIÃO propunha o estudo de LENDAS e ESTAVAMOS CHEGANDO NO
MêS DO FOLCLORE.
Foi aí que surgiu o PODCAST LENDA DAS AMAZONAS como forma de contar uma lenda
da REGIÃO NORTE inicialmente por meio da VERBALIZAÇÃO, posteriormente
ILUSTRADA POR MEIO DE FIGURAS E INTERPRETAÇÃO DE UMA MÚSICA SOBRE A

LENDA desfechando com a RELEITURA ou DEVOLUTIVA POR MEIO DE VIDEO OU
MENSAGENS onde as crianças disseram o que entenderam da LENDA onde as mesmas
foram desafiadas a RECONTAREM A LENDA AMAZÔNICA em outro cenário, NA
MARGEM DO RIO TIETÊ OU CABUÇU EM DEFESA DAS ÁGUAS E DO MEIO
AMBIENTE.
Posteriormente tivemos a idéia de fazer um PODCAST que servisse não apenas para as
crianças, mas que os professores, pais em uma linguagem acessível e como estávamos
adentrando no mês do FOLCLORE explicando os PARADIGMAS que fazem a CIÊNCIA
DO FOLCORE SER O QUE É.
Ainda pensando nessa educação humanizante, logo no inicio das aulas do Saberes na TV
tivemos a iniciativa de construirmos um VIDEO onde buscamos incluir as crianças com a
temática proposta já que estávamos no inicio da Pandemia e precisávamos buscar mesmo
para alimentar a esperança nas crianças e famílias buscando incluí-las em todos os
aspectos no vídeo obtendo retorno de algumas crianças nas atividades propostas e que
foram registradas no video. AS CRIANÇAS AMAM SER VALORIZADAS NO VIDEO, ELAS
SENTEM QUE O PROFESSOR ESTÁ FAZENDO ISSO PORQUE QUER INTERAGIR
COM AS MESMAS E DEMOSNTRAR QUE APESAR DO MOMENTO EM QUE
ESTAVAMOS PASSANDO, NÓS SEMPRE ESTARÍAMOS JUNTOS LUTANDO POR
LIBERDADE, CONTRA OS MAUS-TRATOS DO HOMEM AOS ANIMAIS COMO AS
BORBOLETAS, QUEREMOS PROTEÇÃO, AMAMOS A NATUREZA, LUTAMOS POR
PAZ COMO AS CRIANÇAS, LUTAMOS POR ESPERANÇA E PODEMOS NOS
RENOVAR, NOS REFAZER E NOS RESSIGNIFICAR.

Downloads

Publicado

2023-01-12

Edição

Seção

Expocriatividade

Como Citar

PODCAST E VIDEO (RECURSOS TECNOLÓGICOS À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZANTE E INCLUSIVA EM EPOCA DE PANDEMIA): Lenda das ycamiabas – lendárias amazonas. (2023). Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 4(1), 1-10. https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/573