PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ONLINE

O uso de aplicativos como recurso para o professor no atendimento remoto em tempos de isolamento social.

Autores

  • Jaqueline de Oliveira Peixoto EPG Walter Efigenio
  • Talita Leonardi Braga EPG Walter Efigenio

Resumo

Diante do contexto social do momento, nós enquanto professoras, saímos em busca pelo
conhecimento, coletando informações a respeito de ferramentas que nos auxiliasse no
acesso virtual, para manutenção do vínculo e fomentação das aprendizagens com os
nossos educandos. Aplicativos e plataformas virtuais como: o telegram, loom,
handbreak e mindmeister se tornaram ferramentas que potencializaram nossas
habilidades e colaboraram para a facilitação desse acesso, criando uma realidade mais
próxima dos nossos educandos.
Neste processo, o espaço virtual continua sendo necessário para dar continuidade ao
aprendizado presencial, conectando os professores com os alunos, respeitando os
tempos e espaços de cada família, considerando o modo como as crianças compreendem
a situação do isolamento social e os impactos gerados na aprendizagem. A possibilidade
do acesso remoto tem concedido oportunidades para que todos adquiram vivências
diferenciadas trazendo junto a elas ressignificação e aprendizado. O desafio, como
esperado, tem sido diário em encontrar formas para que o acesso e a comunicação sejam
eficazes.
Através do diálogo e do uso dos aplicativos no dia a dia das aulas online os professores
potencializam a prática pedagógica, inserem as família e os alunos na consciência
coletiva sobre a importância do uso das tecnologias virtuais e reinventam suas práticas
pedagógicas, visando a transformação de um novo tempo através de atitudes livres,
conscientes, responsáveis, criativas e solidárias.

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Publicado

2023-01-12

Edição

Seção

Expocriatividade

Como Citar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ONLINE: O uso de aplicativos como recurso para o professor no atendimento remoto em tempos de isolamento social. (2023). Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 4(1), 1-10. https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/572