A SOLIDÃO INSTITUCIONAL: A RELAÇÃO ENTREFAXI- NEIRAS E ALUNOS NO CONTEXTO PARTICULAR

Autores

  • LÍVIA BUZZATO RAINER DRUMMOND (COLEGIO)

Resumo

balternidade das funcionárias de limpeza de alguns colégios privados de Lorena, Cruzei-
ro e Guaratinguetá do estado de São Paulo. Deste modo, este projeto tem como objeti-
vos apontar a relação entre os alunos e as funcionárias de limpeza, e como o gênero,

etnia e classe social agravam as relações de subalternidade existentes no contexto da
realidade das faxineiras, além de caracterizar o perfil socioeconômico e como isso se
associa à invisibilidade delas.

A metodologia foi realizada de forma quantitativa, sendo aplicados questioná-
rios, de forma anônima, aos alunos do Ensino Médio, e qualitativa, na qual foram reali-
zadas entrevistas às funcionárias de limpeza também do Ensino Médio. A análise dos

resultados dos dados coletados confirmaram a hipótese deste estudo, de que as funcio-
nárias da limpeza das escolas são invisibilizadas e ocasionalmente são alvos de explora-
ção por meio dos alunos e alvo de preconceito pelos mesmos.

Downloads

Publicado

2023-01-11

Como Citar

A SOLIDÃO INSTITUCIONAL: A RELAÇÃO ENTREFAXI- NEIRAS E ALUNOS NO CONTEXTO PARTICULAR. (2023). Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 4(1), 1-6. https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/474