INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
A importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nas escolas
Resumo
As Habilidades Socioemocionais são o conjunto de recursos desenvolvidos a partir da
Inteligência Emocional, conceito criado por Daniel Goleman. São táticas de aprimoramento
do corpo humano para uma vida mais emocionalmente estável, aprendendo a lidar melhor
com conflitos e solucionar problemas. O projeto de pesquisa é direcionado ao
desenvolvimento dessas habilidades desde a infância dentro do contexto escolar, implicando
benefícios no futuro profissional e pessoal do aluno. Devido à atualidade do assunto e o quão
pouco é discutido, mesmo que seja considerado tão importante para a formação de um jovem
completo e saudável emocionalmente, o tema foi escolhido. No Brasil, a BNCC (Base
Nacional Comum Curricular) apresenta quatro das dez competências gerais no documento
com base em uma educação socioemocional. Estruturado a partir de artigos e no livro
“Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, a parte teórica do trabalho se formou.
Questionários foram passados para alunos do Ensino Fundamental II, Médio e Superior, para
saber o conhecimento deles sobre o assunto e seu contato com práticas que estimulam essas
habilidades. Também foram feitas perguntas a professores e orientadores do projeto “Líder
em Mim”, aplicado pela rede Anglo de ensino, com finalidade de saber a opinião de cada um
sobre a importância, a relevância e o impacto do assunto. Resultados incluem um diagnóstico
de baixo desenvolvimento das competências durante a vida escolar, baseado na classificação
dos entrevistados que apresentam desempenho médio como regular ou ruim nas habilidades
apresentadas nos questionários.