A LEITURA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA E UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA

Autores

  • Bianca Parra Da Silva Centro Universitário Eniac
  • Kelly Cristina Paulo Centro Universitário Eniac
  • Sônia Maria Brito DA SILVA Centro Universitário Eniac
  • Tamyres Mercês Ferreira DA SILVA Centro Universitário Eniac

Resumo

A proposta do presente estudo foi a construção de um texto infantil, baseado em um tema
transversal da educação e que teve como principal problemática entender como a leitura pode
auxiliar a compreender e valorizar a cultura escrita e quais seus benefícios para o
desenvolvimento do ser humano e construção da cidadania. O livro Quem eu sou? foi
elaborado com a intencionalidade de abranger inúmeras hipóteses e possibilidades de
adequação ao ensino formal, já que durante a sua leitura é possível verificar diferentes
interpretações, mistérios, histórias, além de despertar a imaginação do leitor, utilizando-se de
recursos visuais atraentes e criativos. As estudantes produziram, por meio de um vídeo, a
apresentação de suas histórias, que via plataforma Youtube, alcançaria todo o público infantil.
Trata-se de uma pesquisa focada na interpretação de texto, com o intuito de conscientização e
desconstrução do estereótipo do idoso, abordando assim, o respeito e a valorização desse
sujeito. Ao desenvolver o projeto, ficou clara a importante atuação do pedagogo como agente
de mediação, sendo capaz de incentivar a leitura e contribuir com a formação de cidadãos
críticos e reflexivos sobre suas ações e nas relações com o próximo. A proposta do presente
estudo é reforçar o ensino atitudinal com um contexto familiar e cidadão, introduzindo a
realidade e incluindo diversas possibilidades de trabalhar a temática da valorização do idoso
dentro da escola. O estudo foi realizado por meio pesquisa exploratória, com abordagem
qualitativa, tendo a bibliografia como procedimento técnico. As reflexões aqui presentes
procuram expandir para além dos muros das escolas uma educação que influencie atitudes e
valores éticos e morais, contribuindo para uma sociedade mais participativa, humanizada e
responsável. Apresentamos a versão audiolivro, contudo ampliamos para uma opção inclusiva,
onde alunos e professores são contemplados e a equidade de aprendizagem se torna o principal
objetivo.

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

A LEITURA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANA E UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA. (2023). Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 4(1), 1-10. https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/203