A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTORIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Construindo diálogos sobre a inclusão

Autores

  • Sabrina da Paz Moreira ENIAC

Resumo

O presente estudo originou-se da necessidade em combater estereótipos e preconceitos
firmados na estrutura de nossa sociedade sobre crianças com deficiência e, principalmente, da
necessidade de transformar esses ideais por meio de diálogos em contação de histórias no
contexto escolar, desde o ensino fundamental. O problema gerador está voltado para o
entendimento de como é possível promover diálogos sobre a inclusão, por meio da contação
de histórias no ensino fundamental, corroborando com a construção de um sujeito mais
reflexivo, crítico e autônomo em uma sociedade. Os pressupostos metodológicos de pesquisa
tiveram abordagem qualitativa e com procedimentos bibliográficos, apoiados nos estudos de
Busatto (2003; 2006) e Abramovich (1995), que contribuem com as reflexões desta temática.
Os resultados obtidos favoreceram as discussões acerca da necessidade de uma educação
libertadora e criativa, além de oferecer algumas considerações referentes às contribuições das
diferentes linguagens para o processo de desenvolvimento cognitivo e social do aluno, bem
como do professor e da sociedade como um todo.

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTORIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL : Construindo diálogos sobre a inclusão. (2023). Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 4(1), 1-10. https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/189