MICROSCÓPIO CASEIRO

Autores

  • KAUE BARREIRO MACIEL E.E. PEI Professora Valderice Therezinha Da Motta Campos Marchini
  • FELIPE COSTA SOARES E.E. PEI Professora Valderice Therezinha Da Motta Campos Marchini
  • PAULO CESAR BESERRA LIMA E.E. PEI Professora Valderice Therezinha Da Motta Campos Marchini

Resumo

Nas aulas de Óptica no ensino básicos são estudados os fenômenos de refração,
reflexão, difração etc. O estudo das lentes é um exemplo da aplicação do fenômeno da
refração, no qual são estudadas a formação de imagens e o cálculo dos parâmetros do
sistema óptico, como o comprimento focal e o aumento.
As lentes são objetos importantes no dia-a-dia, elas são empregadas em óculos para
correção de defeitos visuais, equipamentos eletrônicos, impressoras laser etc. Outros
equipamentos também contêm lentes, como os telescópios ópticos dos observatórios
espaciais, que possibilitam visualizar os planetas, as estrelas e as galáxias, sem a
necessidade de sair do planeta Terra. Por outro lado, as lentes também possibilitam ir do
mundo macro ao mundo micro, por meio dos microscópios ópticos.
O microscópio óptico, também chamado de microscópio óptico composto, é um
instrumento utilizado pelas Ciências Básicas, tais como, a Física, a Química e a
Biologia, para examinar objetos pequenos; o tamanho deles pode variar de alguns
milímetros até micrômetros. E ele é utilizado também pela Medicina, Engenharia,
Geologia, perícia criminal da Polícia etc.
A utilização de microscópios ópticos compostos em aulas esbarra em algumas
dificuldades. Um microscópio didático comercial não é tão barato e o seu uso ainda
requer energia elétrica, manutenção, amostras, lâminas de vidro etc. Nem todas as
escolas dispõem de tais equipamentos, condições de trabalho e local adequado. A
aplicação de um microscópio caseiro vem suprir essa possível lacuna. Tanto o seu uso
quanto a sua construção têm o carácter de atividade didática. E tal atividade pode ser
caracterizada como uma instrumentalização do Ensino. Assim, no ensino de Biologia

Celular se constitui em um elemento chave para compreensão da formação, processos e
características da vida, tendo em vista que a célula é a unidade fundamental de todos os
seres vivos sejam eles uni ou pluricelulares (MELO; ALVES, 2011). Porém, segundo
Nigro e colaboradores (2007), o ensino deste
conteúdo se faz um desafio, visto que muitas vezes os alunos confundem a célula com
conceitos da física e química como átomo e molécula, também apresentando
dificuldades para determinar quais são os seres unicelulares e pluricelulares.
Para superação de tais desafios este trabalho propõe a construção de um microscópio
caseiro, a partir de materiais de baixo custo, e de aplicações simples. É possível
transportar esse microscópio caseiro, a diversos locais. Apesar de sua simplicidade, ele
apresenta qualidades e é possível estudar a amostra de água, por exemplo.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-18

Como Citar

BARREIRO MACIEL, K., COSTA SOARES, F., & CESAR BESERRA LIMA, P. (2023). MICROSCÓPIO CASEIRO. Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 6(1). Recuperado de https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/747