A VALORIZAÇÃO DO CORPO EM ESPINOSA E NIETZSCHE

Autores

  • Giane Mayumi Galhard IFSP Campus Guarulhos

Resumo

O projeto relaciona os componentes curriculares de filosofia e educação física a
partir dos conceitos presentes nas filosofias de Baruch Spinoza e Friedrich Nietzsche.
Suas filosofias promovem a valorização do físico em detrimento do metafísico, e
ressaltam a importância da potencialização do corpo, que é justamente uma das bases da
educação física.
No pensamento filosófico antigo, em particular na filosofia de Platão, há uma
hierarquia entre o mundo inteligível, entendido como superior, e o mundo físico,
considerado como inferior e imperfeito. Espinosa critica a divisão entre mente,
representada pelo inteligível, e corpo, físico. Para ele, a mente e corpo são dependentes

entre si: o que beneficia à mente, aumentando sua potência, beneficia o corpo, e vice-
versa. Se você possui afetos favoráveis, a sua potência aumenta, caso contrário, ela

diminui. Como diz Espinosa: “Todo ser é potência e a potencialidade de cada um se
desenvolve na relação”.
Já Nietzsche desenvolve a ideia de vontade de potência, que é a vontade que
move cada indivíduo para executar as suas ações. O homem deseja ser ativo no mundo
sempre criando novas possibilidades de expansão de vida. Como afirma Nietzsche: “O
que é bom? Tudo que eleve no homem o sentimento de potência, a vontade de potência,
a própria potência.” É necessária esta compreensão para entender a oposição de
Nietzsche em relação ao pensamento platônico.
Aqui chegamos então à possibilidade de aproximação entre o pensamento de
Spinoza e Nietzsche com a educação física. Ambos desenvolvem uma filosofia da
imanência voltada à análise da dimensão física do humano. O que existe para eles são
nossos corpos, potências e vontades. O próprio pensamento se vê integrado à dimensão
física e é construído a partir dos afetos cultivados na interioridade humana. É neste
sentido que podemos encontrar na filosofia de ambos uma atenção voltada ao corpo
com o intuído de promover a potencialização e celebração da vida. O que pode o corpo?

Qual o seu limite? Qual a sua constituição? Como podemos desenvolver nossos corpos
de modo a expandir nossas relações no mundo e construir experiências afirmativas de
vida? É a partir destas questões, que promovem a interdisciplinaridade entre filosofia e
educação física, que o presente projeto se desenvolve.

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Publicado

2023-01-11

Como Citar

Mayumi Galhard, G. (2023). A VALORIZAÇÃO DO CORPO EM ESPINOSA E NIETZSCHE. Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 3(1), 1–4. Recuperado de https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/352