Juventude Periférica
Um estudo comparativo entre duas Escolas.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre duas escolas localizadas nas periferias de Guarulhos e São Paulo Zona Leste, com base na dissertação de Mestrado Profissional em Educação do professor Humberto Paulo, que aborda a falta de Projeto de Vida e perceber o impacto das aulas de Projeto de Vida no contexto do Programa de Ensino Integral. A pesquisa visa explorar a função do professor na construção do Projeto de Vida dos alunos e sua influência na trajetória educacional.
O estudo começará com uma revisão teórica da dissertação de Mestrado do professor Humberto Paulo, que descreve uma realidade comum em muitas escolas estaduais paulistas. O objetivo é aprofundar a análise das percepções dos jovens sobre a escola e seus planos futuros. O estudo replicará os métodos utilizados pelo professor Paulo, adaptando-os às especificidades de duas escolas distintas, a fim de promover um diálogo sobre os sonhos dos alunos, considerando as particularidades de cada instituição.
E mensurar a mudança ou não de paradigma.