O LIVRO DIDÁTICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE GUARULHOS

Autores

  • Lara Caroline Fernandes Alves de Sousa
  • Láiza Camile Fernandes Alves de Sousa

Resumo

Uma das motivações para a escrita deste artigo foi nossa participação em um projeto de iniciação científica. Durante 12 meses pudemos pesquisar sobre o uso do livro didático no processo de ensino-aprendizagem e de diferentes tecnologias.  

A importância do uso de materiais diferenciados, como tecnologia digitais e o uso do livro didático na alfabetização científica e matemática dá-se uma vez que estudantes brasileiros apresentam baixo desempenho em avaliações de matemática e ciências nacionais e internacionais. Diante de tal cenário, devemos pensar em como melhorar o processo de alfabetização e ensino-aprendizagem destas disciplinas para que estas sejam significativas e atrativas para todos os educandos(as). O livro didático, uma tecnologia, que muitos(as) professores(as) consideram ultrapassada, quando utilizado de maneira intencional, crítica e reflexiva, repensando e reformulando as práticas pedagógicas considerando a realidade dos educandos, e somado a jogos e ferramentas diferenciadas, trazem resultados significativos dentro do processo de alfabetização científica e matemática. Pesquisas acerca destes materiais e a observação em sala de aula usando os mesmos, embasaram este estudo. Diferentes tecnologias, se aplicadas e adaptadas a realidade de nossos(as) educandos(as), serão eficazes no processo de alfabetização gerando resultados satisfatórios, uma vez que para a aprendizagem acontecer, os conteúdos estudados devem fazer sentido na para o indivíduo que o estuda. Ademais, foi feita uma análise dos livros didáticos de ciências e matemática, que são utilizados na rede municipal de Guarulhos durante o ano letivo de 2023. 

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Fernandes Alves de Sousa, L. C., & Fernandes Alves de Sousa, L. C. (2024). O LIVRO DIDÁTICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS : UM ESTUDO SOBRE A REDE MUNICIPAL DE GUARULHOS . Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 7(1). Recuperado de https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/1477