REDUÇÃO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO E DAS EMISSÕES DE CO2 ATRAVÉS EFICIÊNCIA OPERACIONAL NAS MOVIMENTAÇÕES DAS AERONAVES NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS

Autores

  • Mário Camarotto Junior
  • DANIEL NERY DOS SANTOS

Resumo

Os impactos negativos no meio ambiente gerados pela aviação são severos e devem-se, em grande parte, às operações de decolagem, pouso e taxi. Sendo o transporte aéreo um setor que opera a nível global, por este motivo, danos e/ou consequências no ambiente são de responsabilidade internacional, como por exemplo as emissões, sobretudo de gás de efeito estufa. Atrelado a isso, a busca na redução no consumo de combustível, tornou-se nos dias de hoje um dos desafios mais relevantes para as empresas aéreas, pois além de estar associado ao fator econômico está diretamente ligado ao fator ambiental. Para tanto adoções de novas tecnologias e procedimentos que busquem a redução de consumo de combustível estão sendo utilizados tanto por empresas aéreas como pelo serviço de tráfego aéreo. Neste contexto, este trabalho tem a intenção analisar se a aplicação do conceito Reduced Runway Separation Minima (RRSM) promove a redução do consumo de combustível e na emissão de Dióxido de Carbono (CO2).

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Camarotto Junior, M., & NERY DOS SANTOS, D. (2024). REDUÇÃO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO E DAS EMISSÕES DE CO2 ATRAVÉS EFICIÊNCIA OPERACIONAL NAS MOVIMENTAÇÕES DAS AERONAVES NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS. Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 7(1). Recuperado de https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/1468