A INFLUÊNCIA DO ACESSO À INTERNET/TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA COMUNIDADE ESTUDANTIL DO CAMPUS GUARULHOS DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

  • Hugo dos Santos
  • Luiz Felipe da Silva
  • Neemias Feliz Gomes Silva Santos

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória em que se procurará estudar como o acesso à
internet/tecnologia influenciou e impactou o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, no
período do ensino remoto emergencial, no IFSP – Campus Guarulhos, durante e depois da
quarentena. Por ocasião da pandemia de COVID-19, tivemos que nos adaptar rapidamente acerca
do uso da internet e da tecnologia, em nossos estudos. Com base em nossas vivências, em sala, foi
possível constatar inúmeras dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o ensino remoto e no
período de retorno às aulas presenciais. Muitas dificuldades foram relacionadas com a falta de
internet de qualidade ou aparelhos adequados, com o fato de terem de dividir o
notebook/computador com outras pessoas em casa ou com a espera do auxílio, que o próprio IFSP
disponibilizou a fim de adquirirem o equipamento. Desse modo, para verificar se tais dificuldades
possuem alguma relação com a falta de acesso à internet de qualidade ou a de aparelhos adequados,
foram realizadas breves perguntas, em questionários, para os alunos do Campus Guarulhos, no ano
de 2022, e obtivemos alguns resultados que parecem corroborar a nossa hipótese inicial, ou seja, o
processo de ensino-aprendizagem atual pode ter sido muito afetado não somente por questões de
ordem didática ou pedagógica, mas, sobretudo, pela dificuldade de acesso à internet de qualidade e
de equipamentos adequados. Todavia, ainda não obtivemos resultados suficientes para responder a
problemática do nosso estudo, pois ainda estamos em período de desenvolvimento do trabalho,
colhendo mais informações e dados sobre o assunto abordado, por meio de levantamentos a partir
das experiências em relação aos equipamentos e acesso à internet. Ao final da pesquisa, será
elaborado um site em que será divulgado aos estudantes os dados do estudo. Em suma, com essa
pesquisa será possível compreender como a falta acesso de qualidade e a carência de tecnologia
podem ter impactado no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, como também será um
meio de verificar se o programa de auxílio realizado pelo campus conseguiu ser eficaz no
enfrentamento das dificuldades enfrentadas pelos estFeira Estadual de Ciência e Cultura do IFSP
(FECCIF)udantes.

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Hugo dos Santos, Felipe da Silva, L., & Feliz Gomes Silva Santos, N. (2024). A INFLUÊNCIA DO ACESSO À INTERNET/TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA COMUNIDADE ESTUDANTIL DO CAMPUS GUARULHOS DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 7(1). Recuperado de https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/1442