DISLEXIA E FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR

PROPOSTA DE FERRAMENTA DIDÁTICA ALIANDO TECNOLOGIA E INFORMÁTICA

Autores

  • Geovanna Christiny de Oliveira
  • Beatriz da Silva Nogueira

Resumo

A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais frequentes, por isso, o projeto se propõe
a descrever as principais dificuldades dos disléxicos em seus processos de aprendizagem – em
especial, da leitura –, bem como compreender e discutir suas possíveis causas, consequências
e formas de intervenção, tendo em vista o desenvolvimento do sujeito leitor.
Complementarmente, estudou-se sobre o cenário dos dados de leitores no Brasil e sobre a
importância da leitura, de modo a evidenciar como a dislexia é mais um fator que prejudica a
formação leitora, razão pela qual se justifica investigar estratégias de mediação envolvendo
tecnologia e informática. O método de investigação adotado é a pesquisa bibliográfica, em que
produções sobre o tema são acessadas, analisadas e sintetizadas para elaborar um material
teórico que subsidie o desenvolvimento de um protótipo de jogo para web, utilizando-se as
linguagens de programação Javascript e PHP. Os resultados dos estudos preliminares mostram
que a dislexia precisa ser mais pesquisada e, com o desenvolvimento do protótipo de jogo como
apoio didático, espera-se aplicar conhecimentos de linguagens e informática visando a um
público-alvo de crianças, de modo a lhes facilitar a discriminação visual de grafemas e sua
associação com fonemas, mobilizando vias sensoriais diversas para otimizar a aprendizagem
do sistema alfabético. O projeto já começou a elaborar um site informativo sobre a dislexia,
que contém uma versão básica do jogo e, ademais, está em desenvolvimento um modelo
conceitual do seu funcionamento no Figma, a fim de auxiliar sua visualização e processo de
produção.

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Christiny de Oliveira, G., & Nogueira, B. da S. (2024). DISLEXIA E FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR: PROPOSTA DE FERRAMENTA DIDÁTICA ALIANDO TECNOLOGIA E INFORMÁTICA. Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 7(1). Recuperado de https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/1440