TRILHA PARA O ESTUDO AUTÔNOMO DE INGLÊS

Autores

  • Vinicius dos Santos Tavares
  • José Soares da Silva Junior

Resumo

Atualmente, é amplamente aceito que o domínio do inglês é essencial para o sucesso
profissional e salarial, especialmente em campos como tecnologia. Estudos mostram que
aprender idiomas por meio de aplicativos móveis é viável, impulsionado pelo uso crescente
de dispositivos móveis por jovens. O projeto "Trilha para Estudo Autônomo de Inglês"
(TESS) busca orientar estudantes do Ensino Médio a aprender inglês de forma independente
por meio de uma plataforma gratuita. A pesquisa qualitativa concentra-se em alunos de 15 a
19 anos do IFSP Campus Guarulhos, revelando que 75,6% já praticam o aprendizado
autônomo, validando o projeto. A plataforma TESS se destaca por sua estrutura dinâmica,
permitindo monitorar o progresso e explorar várias trilhas de aprendizado, com apresentação
semelhante a um mapa do tesouro, que recompensa o alcance de metas. Sua singularidade
está na variedade de trilhas, evitando um único método de estudo. Embora resultados
significativos da pesquisa não estejam disponíveis, a coleta de dados possibilitou análises
qualitativas de métodos de autodidatismo em inglês por estudantes do ensino médio. O
protótipo da plataforma está sendo desenvolvido, abrangendo design e usabilidade, enquanto
a diversidade de trilhas é avaliada em colaboração com a orientadora.

Downloads

Publicado

2024-01-18

Como Citar

Tavares, V. dos S., & Soares da Silva Junior, J. (2024). TRILHA PARA O ESTUDO AUTÔNOMO DE INGLÊS. Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 7(1). Recuperado de https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/1369