O game design e sua influência nos vícios em jogos

Autores

  • Kevin dos Santos Vittorazzo
  • Thiago Samuel dos Santos Silva
  • Lucas Furtunato dos Santos

Resumo

No mundo atual, com o avanço da tecnologia, podemos encontrar fortemente as marcas dos
jogos eletrônicos, mas em 2018, o "Internet Gaming Disorder" (IGD) foi incluído na 11ª
Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) pela Organização Mundial da
Saúde (OMS) que tem conduzido atividades relacionadas às implicações para a saúde pública
do uso excessivo da Internet, computadores, smartphones e dispositivos eletrônicos devido ao
comportamento prejudicial em espaços familiares, pessoais, profissionais, educacionais e
sociais. A causa e o tratamento do IGD ainda não são um consenso. Mas o game-design, isto
é, como o jogo é projetado, pode ser usado para lucro de empresas sem considerar o
bem-estar dos jogadores. Logo, evidencia-se uma falta de consciência das pessoas sobre os
recursos de game-design abusivos e suas relações com o vício. Portanto, os objetivos desta
pesquisa consistem em compreender, analisar e alertar os jogadores sobre a possível
manipulação das empresas de jogos no uso do game design. Os métodos utilizados no projeto
foram uma pesquisa bibliográfica feita pelo Google Acadêmico e PubMed, utilizando fontes
como órgãos de saúde e os autores mais citados nessas fontes, além de artigos que tratam de
dopamina e “game design”. Ademais foi feita uma análise das mecânicas de jogos digitais
populares através do histórico das relações empresa-jogador e a forma de aplicação das
mecânicas dos jogos dessas empresas. Como resultado desta pesquisa espera-se a realização
de um site que irá conscientizar pessoas sobre o vício em “games”, além de permitir o
reconhecimento de quais jogos são abusivos na opinião de cada jogador. Com esses resultados
será apresentado uma análise e correlação entre as empresas, recursos e jogadores com o
vício, de maneira clara e objetiva. O projeto visa terminar com os dados dos questionários, a
síntese da pesquisa e com a plataforma web “GameBrain” auxiliando os jogadores a evitar o
vício e estimulando a autorreflexão, conferindo sua relevância social até o final de setembro.

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Vittorazzo, K. dos S., Samuel dos Santos Silva , T., & Furtunato dos Santos, L. (2024). O game design e sua influência nos vícios em jogos. Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 7(1). Recuperado de https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/1315