METODOLOGIAS ATIVAS PARA ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN

ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO PARA AULAS INTERDISCIPLINARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Julia Alencar da Silva
  • Jéssica Tenório Pires

Resumo

O presente trabalho é uma proposta de uma sequência didática interdisciplinar, com o
uso de Metodologias Ativas, para os professores do Ensino Médio da área de Ciências da
Natureza (Biologia, Física e Química) desenvolverem atividades lúdicas e motivadoras em
estudantes com Síndrome de Down. A síndrome de Down (S.D), descrita em 1866 pelo
médico inglês John Langdom Down, é a mais comum das alterações cromossômicas que
ocorre com a presença de um cromossomo extra no par do cromossomo 21. Conforme a
Organização Mundial de Saúde, a cada 600 nascidos vivos, um nasce com a Síndrome de
Down. Diante disso, a Síndrome de Down é uma realidade e buscar soluções para auxiliar no
desenvolvimento dessas pessoas é construir um mundo com mais equidade. Diante dos
estudos preliminares descritos na literatura, o nosso grupo de pesquisa concluiu que não
existem artigos científicos direcionados aos estudantes com Síndrome de Down que
frequentam o Ensino Médio e professores desse segmento da área do conhecimento de
Ciências da Natureza. Nessa perspectiva, nosso trabalho surge como uma interessante
alternativa inovadora a ser testada. Através dele serão disponibilizados materiais didáticos
como possibilidades de facilitar a didática de professores da área de Ciências da Natureza que
atuam no Ensino Médio e enriquecer a aprendizagem de estudantes com Síndrome de Down,
proporcionando a inclusão e uma aprendizagem interdisciplinar consolidada no conteúdo de
Termodinâmica.

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Publicado

2024-01-17

Como Citar

Alencar da Silva, J., & Tenório Pires, J. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS PARA ESTUDANTES COM SÍNDROME DE DOWN: ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO PARA AULAS INTERDISCIPLINARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Portal De Conferências Da Semana Do Conhecimento, 7(1). Recuperado de https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/index.php/SDC/article/view/1313